Dando sequência ao post de teorias sobre o fim de berserk, aqui está o post que complementa ao “objetivo final da mão de deus.”
O conceito de causalidade é algo predominante em toda a trama de Berserk. Muitas vezes ele é confundido com destino, mas são noções totalmente diferentes. A causalidade, ou princípio de causa e efeito, sustenta que as circunstâncias atuais são o resultado de ações passadas. Ambos os termos são mencionados no mangá, mas apenas a causalidade é apresentada como uma lei daquele mundo, uma força a ser considerada.
A primeira vez que ouvimos falar sobre a causalidade é no volume 3, quando o desespero do Conde ativa o beherit que está em posse de Guts. Void se refere ao Conde como aquele que foi ordenado pelo princípio da Causalidade. Esta é uma noção fundamental na história: o fato de que essas cerimônias e as pessoas envolvidas nelas são predestinadas. A Causalidade é geralmente associada à Mão de Deus e seu Mestre, a Idéia do Mal. Repetidamente nos é dito e mostrado que esses seres malignos fazem uso desse princípio para influenciar sutilmente o mundo por longos períodos de tempo de tal forma que se adapte aos seus desejos.
Considerando tudo isso, alguém pode ficar tentado a presumir que a causalidade é simplesmente uma ferramenta para os vilões; o domínio privilegiado do deus criado pelo homem. Mas é mais complicado do que isso. Na verdade, há uma contracorrente dentro da causalidade que é vagamente visível ao longo da série. Isso ajudou Guts a chegar onde está agora. Envolve muito os elfos, especificamente Puck. Seu outro agente óbvio é Skull Knight, que também é, talvez, nossa maior fonte de informações sobre causalidade. Vamos listar alguns desses eventos e ver como eles formam um padrão interessante.
- O estado atual de existência de Skull Knight é alcançado com a ajuda de elfos, levando Puck a sentir uma aura élfica vindo dele no volume 18.
- Chichi salva a vida de Guts durante sua juventude.
- Judeau conheceu Puck antes de se juntar ao Bando do Falcão.
- Judeau carrega uma bolsa de pó de elfo de Puck, que o ajuda a sobreviver a muitas batalhas.
- Após a batalha dos cem homens, Judeau dá o resto de seu pó de elfo para Casca para que ela possa curar Guts.
- Skull Knight avisa Guts sobre o Eclipse.
- Skull Knight salva Rickert do Conde e Rosine.
- Rickert é encontrado por viajantes com quem Puck está hospedado, e recebe um pouco de seu pó.
- Rickert avista a cerimônia do Eclipse do lado de fora.
- Judeau ajuda Casca a sobreviver ao ataque dos apóstolos.
- Skull Knight salva Guts e Casca do Eclipse.
- Rickert cura Guts e Casca com o pó de elfo de Puck.
- Skull Knight leva Rickert, Guts e Casca para a mina de Godo, que já foi habitada por elfos.
- Casca dá à luz a Criança Demônio.
- Guts conhece Puck.
- A Criança Demônio assombra Guts, forçando-o a considerar suas ações.
- Puck desvia Guts de seu caminho autodestrutivo e o mantém são.
- Puck também salva Guts incontáveis vezes durante a era do Espadachim Negro.
- A Criança Demônio avisa Guts sobre Casca estar em perigo.
- A Criança Demônio salva a vida de Casca inúmeras vezes.
- A Criança Demônio é absorvida pelo Apóstolo Beherit e se torna o recipiente de Femto.
- Puck sugere que eles viajem até Elfhelm e os guia até lá.
- A criança ainda existe dentro de Griffith e às vezes é capaz de assumir o controle.
- Guts adquire uma armadura mágica forjada por um anão (um tipo de elfo), que Skull Knight já usou.
- Como o Garoto Lunar, o filho de Guts e Casca salva repetidamente seus pais.
- Puck guia Guts, Casca e todos até Elfhelm.
A mente de Casca foi curada por Danann.
Esses são alguns dos fios principais e mais claros tecidos em torno de Puck e Skull Knight. O que eles nos mostram? Que existe uma corrente contrária na causalidade agindo através dos elfos e que aparentemente está influenciando algumas pessoas e seres a se opor aos planos da godhand. O contato dos elfos com o mundo real e os seres humanos formam uma cadeia sucessiva de eventos que a longo prazo geram “anomalias” como Skull Knight, o Espadachim Negro e o Garoto Lunar. Além disso, talvez essas criaturas astrais estejam fora do escopo do que a godhand pode influenciar através da causalidade e talvez isso seja um dos motivo de Femt/Griffith estar erradicando-os. Embora os Vilões tenham triunfado até o momento, sua vitória final não é inevitável. A prova é que Guts e Casca ainda estão vivos. Eles poderiam ter morrido uma dúzia de vezes até agora, mas de alguma forma eles conseguiram se safar. Isso graças à coragem e determinação de Guts, é claro, mas não apenas por isso. Eles se beneficiaram repetidamente desse padrão de acontecimentos que os trouxeram até onde estão agora.
Então, para onde vão as coisas a partir daqui? A Mão de Deus pode ter rido uma vez da insignificância de Guts, mas eles não farão por muito tempo. O Garoto Lunar possivelmente será a ruína de Femto. O menino se preocupa com seus pais, e eles se preocupam com ele. Essas circunstâncias únicas desempenharão um papel fundamental para a resolução da história. Circunstâncias que surgiram contra todas as probabilidades, por meio de pequenos solavancos na grande maquinação da Idéia do Mal.
E também não acho que vimos o último impacto dos elfos. Afinal, Puck tem se apegado a esse beherit há anos. Talvez o suficiente para separá-lo da vontade de seu criador?
Observe que também existem outros tópicos pertencentes a personagens secundários que estão dando frutos. Por exemplo, lembra como Skull Knight salvou Rickert? Bem, Rickert deu continuidade dando um tapa em Griffith na frente de Charlotte, Sonia e Mule. Uma ação que pode ter repercussões que ainda não vimos. Em Falconia, Rickert também foi auxiliado por Luka, que Skull Knight salvou durante os eventos em Saint Albion. E Rickert foi salvo de Rakshas por Silat, que treinou duro para se tornar mais forte após sua derrota contra Guts. Eles ainda receberam a ajuda de Daiba, que ficou em segundo plano durante a queda do império Kushan após sua derrota contra o grupo de Guts, e que Luka estava hospedando em Falconia.
Não há dúvidas de que mais coisas virão desses grupos no seu devido tempo.
Teoria proposta por aazealh de Sk.net
O certo é que o arco final esta muito próximo. Se ele ganhara forma através das mãos dos assistentes ou dos fãs apaixonados só o tempo irá revelar. Todos nós envoltos pelas leis da causalidade escolhemos nossas ações e encontramos esse destino incerto e empolgante kkk Um abraço.
É certo que estamos caminhando em direção ao arco final. Se ele irá ganhar forma pelas mãos dos assistentes ou pelos fãs apaixonados, apenas o futuro irá revelar. Todos nós contemplados com as consequências regida pela lei da causalidade encontraremos um destino incerto e emocionante kkkk