Ao longo de várias entrevistas, Kentaro Miura menciona várias inspirações e influências para compor sua obra máxima Berserk. Nessa primeira parte de vários posts, vou apontar artistas (ilustradores, pintores, mangakás, etc) que ele usou como fonte para enriquecer sua história.
♦ Hieronymus Bosch
Foi um pintor e gravador holandês que viveu entre 1450 e 1516. Miura afirmou em entrevista que admira o trabalho de Bosch. No arco Fantasia, Miura desenha um painel em que Ubik aparece fazendo uma homenagem/referência a “o Jardim das Delícias” um dos trabalhos de Bosch.
♦ M. C. Escher
Foi um artista holandês que viveu entre 17 de Junho de 1898 a 27 de Março de 1972 e tinha como uma das características a ilusão espacial em seus trabalhos. Miura mencionou ser admirador de Escher em entrevista e algumas cenas da aparição dos God Hands remetem claramente ao trabalho de Escher.
♦ Salvador Dalí
Dalí foi um pintor catalão que viveu entre 11 de Maio de 1904 a 23 de janeiro de 1989 e ficou famoso pelo seu trabalho surrealista. Miura não menciona Dalí diretamente, mas algumas das obras do pintor lembram cenas icônicas de Berserk, em especial femto e a god hand.
♦ Gustav Doré
Pintor, desenhista e ilustrador francês nascido entre 6 de Janeiro de 1832 a 23 de Janeiro de 1883. Miura menciona Doré em uma de suas entrevistas e durante o mangá nota-se alguns quadros que remetem ao trabalho de Doré:
♦ H.R. Giger
Foi um artista plástico surrealista suíço que viveu entre 5 de fevereiro d 1940 e 12 de maio de 2014. Uma das características de Giger é a mistura do erotismo e do grotesco, além da notável simbologia fálica em seus trabalhos. Essas características são muito usadas no mundo de Berserk por Miura e o design da godhand lembra bastante os trabalhos de Giger, em especial os membros Conrad e Slan.
♦ Jacques Louis David
Foi um pintor francês representante do neoclassicismo que viveu entre 30 de agosto de 1748 a 29 de dezembro de 1825. Em um capítulo do arco Millenium Falcon, Miura faz uma clara referência ao pintor quando mostra um quadro em que Griffith está sendo futuramente coroado como rei fazendo alusão direta à obra “A coroação de Napoleão” de Jacques.
♦ H. P. Lovecraft
Foi um escritor americano de terror com elementos de fantasia e ficção científica que viveu entre 20 de agosto de 1890 a 15 de março de 1937. A saga “Deus do Mar” presente no Arco Fantasia de Berserk assemelha-se bastante à história do livro “A sombra de Innsmouth” de Lovecraft. No livro, um jovem se vê obrigado a passar a noite em innsmouth, um vilarejo portuário que não se encontra em nenhum mapa. Na cidade há uma estranha raça de homens que se assemelham a peixes e cultuam um antigo deus oferendo-lhe sacrifícios. Muito familiar, não?
♦ Frank Frazetta
Foi um ilustrador americano que viveu entre 9 de fevereiro de 1928 a 10 de maio de 2010. Miura disse que admira o trabalho de Frank em uma de suas entrevistas.
♦ Osamu Tezuka
Famoso mangaká que viveu entre 3 de novembro de 1928 a 9 de fevereiro de 1989 e foi outra influência para berserk. Miura declarou que Dororo é seu mangá favorito de Tezuka. Durante a jornada de Farnese e Schierke dentro dos sonhos de Caska, é avistado um eclipse semelhante a um olho que lembra bastante o eclipse de Hi no Tori (Phoenix) de Tezuka. Há também um monstro na paisagem desoladora dos sonhos que remete à uma criatura do mangá de Tezuka.
Miura disse que a idéia de pôr algo no braço de Guts veio de Dororo e Cobra (outro mangá).
♦ Go Nagai
Mangaká nascido em 6 de Setembro de 1945 e uma das grandes influências para Miura. Suas obras que mais inspiraram Berserk são Devilman e Violence Jack.
Em devilman nota-se muitos elementos que Miura pode ter usado como inspiração como os monstros, eventos e paralelos entre os personagens Ryo e Griffith e Akira e Guts. Já em Violence Jack o personagem principal tem semelhanças com Guts, já que ambos tem uma grande estatura, usam uma arma grande para o tamanho normal dela, tem um aspecto sombrio e uma postura violenta mas que no fundo são boas pessoas. As obras de Nagai assim como em Berserk, são regadas à muita violência, erotismo e horrores físicos e psicológicos.
♦ Buronson & Tetsuo Hara ( Hokuto no Ken)
Mangakás criadores de Hokuto no ken, uma dos mangás mais influentes para Miura. Buronson e Miura trabalharam juntos no mangá Japan e Ourou (king of wolves). Já Hara e Miura trocaram desenhos de seus personagens e fizeram uma entrevista conjunta em 2016.
A aparência e estilo badass de Guts certamente foi inspirado por Kenshiro:
♦ Ryoko Ikeda
Mangaká que criou A rosa de Versalhes. Miura admitiu ser bastante influenciado por mangás shojos e Oscar (protagonista de Rosa de Versalhes) tem uma aparência muito parecida à de Griffith. Os dois personagens também são confundidos como sendo do sexo oposto em suas histórias.
♦ Kaoru Kurimoto
Foi uma escritora japonesa que viveu entre 13 de fevereiro de 1953 a 26 de maio de 2009. É a criadora da fantasia Guin Saga, obra dita por Miura como uma das principais influencias para a criação de Berserk. Após a morte da autora, foi lançado um material de homenagem a Guin Saga onde Miura ilustrou a capa:
♦ Irmãos Grimm
Foram dois irmãos escritores que nasceram na Alemanha e ganharam notoriedade dedicando-se ao registro de fábulas infantis. Miura assumiu usá-los para incrementar suas histórias.
No mangá Berserk, no fim da jornada de Schierke e Farnese dentro do sonho de Caska, há uma situação onde existe a possibilidade de Miura ter usado o conto “A bela Adormecida” dos irmãos Grimm juntamente com a versão cinematográfica do conto feito pela Disney em 1959 como inspiração.
Na história do filme/conto, a bela adormecida que está dormindo por causa de uma maldição, está situada em um local cercado por uma floresta de espinhos que é protegida por um grande dragão negro. Há ainda um príncipe que vai salvá-la da maldição munido de sua espada e montado em seu cavalo. Podemos fazer uma ligação aqui com Caska sendo a bela adormecida, a floresta de espinhos sendo o que mantém o fragmento final isolado, o dragão negro sendo Femto na forma de pássaro que impede o despertar e o príncipe em seu cavalo como Guts cão na Berserk Armor.
Apesar de ser mera especulação, parece bem provável já que Miura gosta dos irmãos Grimm, da Disney e por muita vezes utiliza o folclore na criação de Berserk.
♦ Extra: As fadas de Cottingley
Esse não é bem uma inspiração em um artista mas sim em uma história real que ocorreu na Inglaterra. Miura afirmou em entrevista que o capítulo das crianças perdidas surgiu a partir do famoso caso “Fadas de Cottingley” onde duas meninas resolveram brincar com a câmera de seu pai no jardim e acabaram se fotografando junto à supostas fadas. O pai não teve duvidas que aquilo era falso, mas a mãe acreditou e levou a história para frente. A história das meninas que podiam ver fadas durou décadas e enganou muita gente pela inglaterra, inclusive o famoso Artur Conan Doyle criador de Sherlock Holmes e só foi solucionada muitas décadas depois quando as duas garotas (agora mulheres) disseram finalmente que as fadas haviam sido recortadas de livros infantis. Uma delas disse que a história toda era falsa, mas a outra porém ainda insistiu dizendo que uma das fotos era verdadeira. Muito similar à história de Rosine e Jill não é mesmo?
Na próxima parte sobre as inspirações de Miura, teremos um olhar sobre as localidades e os objetos reais que estão presentes em Berserk. Até lá!
Sensacional essas artes, obrigado por postar :v
Valew João! Fico feliz que tenha gostado 🙂
Excelente conteúdo
Obrigado Nimb 😉
Excelente artigo! Existem páginas no reddit que discutem as influências de Berserk, recomendo d procura, mas aqui tá 10/10. XD!
Obrigado Adalberto! 😀
Excelente artigo!
Porra cara matéria sensacional! tá de parabéns amigo, deve ter dado um baita trabalho pra fazer.
Deu um certo trabalho sim rsrs. Legal que você curtiu Fabio, obrigado pelo incentivo!
De fato esse artigo está incrível, continue com o bom trabalho!
Obrigado Vitor 😀
Formidável!
Essas inspirações de Miura devem ser uma das prováveis razões para os prolongados hiatos de Berserk, pois não é nada fácil e rápido empreender uma pesquisa dessa natureza.
Excelente postagem. Estarei ansioso no aguardo das próximas 😉
Vlw meu caro Poebos! Sim, com ctz o sensei usa parte de seu tempo lendo, assistindo, visitando museus e pesquisando muito para rechear sua obra das mais diversas culturas e simbologias!
texto muito bom
Obrigado André, que bom que curtiu 🙂
Outra referência: monumento Stonehenge.
Tem razão Lucio 🙂 . Estamos guardando ela para a parte 2 que se tratará de locais reais que inspiraram berserk.
Outra: Baphomet.
Realmente muito interessante ver as referências e influências sobre essa obra tão impecável, minhas dúvidas foram sanadas, Hokuto no Ken de fato foi uma base para BERSERK, agradeço a publicação do artigo.
Artigo maravilhoso! Simplesmente fantástico! Obrigado pelo empenho para trazer esse conteúdo!
Que artigo incrível