Kentaro Miura – Vida e Trabalho

Nome: Kentarõ Miura (三浦 建太郎, Miura Kentarou)
Nascido em: 11 de julho de 1966
Ocupação: Mangaká

Vida e  suas notáveis obras


Kentaro Miura nasceu na cidade de Chiba, Japão, em 1966. Ele é canhoto.Em 1976, com 10 anos de idade, Miura fez seu primeiro mangá, intitulado Miuranger, que foi publicado por seus colegas em uma publicação da escola, o mangá acabou abrangendo 40 volumes. Em 1977, Miura criou seu segundo manga chamado Ken e no michi (剣 へ の 道 The Way to the Sword), usando nanquim, pela primeira vez. Quando ele estava no ensino médio em 1979, suas técnicas de desenho melhoraram muito quando ele começou a usar técnicas profissionais. Seu primeiro dōjinshi  foi publicado com a ajuda de amigos, em uma revista em 1982.

Nesse mesmo ano, em 1982, Miura matriculado com um currículo artístico, onde ele e seus colegas começaram a publicar suas obras em folhetos da escola, bem como ter seu primeiro dōjinshi publicado em uma revista de fã-produção. Em 1985, Miura preparado para o vestibular de uma faculdade de arte na universidade de Nihon. Ele apresentou Futanabi para avaliação e foi admitido. Esse projeto foi posteriormente nomeado Melhor Novo Autor na  revista Weekly Shonen. Outro mangá de Miura, Noa, foi publicado na revista Weekly Shonen no mesmo ano. Devido a um desentendimento com um dos editores, o mangá foi paralisado e, eventualmente, caiu completamente. Isto é aproximadamente onde a carreira de Miura sofreu uma queda.
Em 1988, Miura se recuperou com um mangá de 48 páginas conhecido comoBerserk Prototype, como uma introdução para o mundo de fantasia atual de Berserk. Ele passou a ganhar um prêmio da Comi Manga School. Em 1989, depois de receber um doutorado, Kentarou iniciou um projeto intitulado King of Wolves (王 狼 õrõ) Com base em um roteiro de Buronson, escritor de Hokuto no Ken. Foi publicado na revista Japanese Animal House mensalmente nas publicações 5 e 7 do mesmo ano.

Em 1990, uma sequência é feita para Ourou, intitulada Ourou Den (王 狼 伝 den õrõ, The Legend of the Wolf King), que foi publicado como uma sequência ao original na revista Young Animal. No mesmo ano, na publicação da 10ª Animal House o primeiro volume do projeto solo Berserk foi lançado com um sucesso relativamente limitado. Miura novamente colaborou com Buronson no mangá intitulado Japan, que foi publicado na Young Animal House da edição 1  a 8 de 1992, e mais tarde foi lançado como um tankōbon próprio. A fama de Miura cresceu após Berserk ser serializado, na Young Animal em 1992, com o lançamento do arco da história The Golden Age  e com o enorme sucesso que sua obra-prima fez dele um dos mais proeminentes artistas de mangá contemporâneo. Neste  momento Miura dedica-se exclusivamente seu trabalho em Berserk.

Ele disse, no entanto, que ele pretende publicar mais mangá no futuro.

Em 1997, Miura supervisionou a produção de 25 episódios do anime de Berserk que foi ao ar no mesmo ano na NTV. Livros de arte e diversos materiais suplementares por Miura baseado em Berserk também foram liberados. Em 1999, Miura fez contribuições menores para o videogame Dreamcast no jogo  Sword of the Berserk: Guts Rage . 2004 teve o lançamento de mais uma adaptação de jogo de videogame intitulado Berserk Millennium Falcon Arc: Chapter of the Record of the Holy Demon War.

Desde aquela época, o mangá Berserk teve 36 tankōbon sem fim à vista. A série também gerou uma série de mercadorias, tanto oficiais como fan-made, que vão desde figure action para chaveiros, jogos de vídeo, e um jogo de cartas. Em 2002, Kentarou Miura recebeu o segundo lugar no Prêmio Cultural Osamu Tezuka de Excelência para Berserk.

Influências


    As Influências de Kentarou Miura vem de trabalhos em diferentes mídias. O romance de fantasia da série Guin Saga  por Kaoru Kurimoto foi sua principal inspiração. O mangaká Go Nagai foi igualmente um elemento-chave no desenvolvimento do estilo de Miura.

Trabalhos

  • Miuranger (1976)
  • Ken e no Michi (1977)
  • Futanabi (1985)
  • Noa (1985)
  • Berserk Prototype (1988)
  • King of Wolves (1989)
  • Berserk (1990–presente)
  • Ourou Den (1990)
  • Japan (1992)
  • Gigantomakhia (2013)

Entrevista de 2002 (abaixo dos vídeos tem a tradução)

http://https://www.youtube.com/watch?v=YGLtPxJdfAU

Hoje, eu gostaria de entrevistar o criador de Berserk, Sr. Kentaro Miura, sobre como Berserk foi criado.

Olá, prazer conhece-la.

A primeira pergunta é: como você encontrou a ideia de Berserk? Você pode nos dizer como você produziu o conceito para Berserk?

Não tive uma ideia solida sobre como eu queria no começo de Berserk, mas a idéia cresceu gradualmente conforme via minhas séries favoritas de animes quando estava na universidade. Se me interessasse algo, me dedicava a reunir informações. Foi como amassar argila, o conceito de Berserk foi se formando lentamente. Não tive uma imagem clara de que realmente queria fazer no começo.

Eu penso que o objetivo do tema de Berserk é bastante complicado.

Bom…

Você fala sobre a lei universal do karma.

Bem, como eu explico isso Quando você é um mangaká e você está trabalhando em casa, você senta em sua escrivaninha a maior parte do dia. Você obtém a maioria de sua informação do mundo nas notícias da TV. Eu penso que assim é como a maioria dos mangakás passam seus dias. E, então, começo a ver o retrato completo de meu ponto de vista para todos os problemas que estão acontecendo no mundo.

Um trabalhador médio vivendo em um mundo médio tem seu problema pessoal. Por exemplo, estão preocupados sobre como suas crianças estão na escola. Mas eu vivo em total isolamento, vendo o mundo nas notícias da TV, assim eu começo a ver a imagem completa. Eu posso ver o mundo de um outro ângulo. Eu não estou falando sobre nenhum evento específico. Se eu ver a notícia sobre a guerra em um outro país ou se houver um massacre em qualquer lugar do Japão, eu limito-me para prestar atenção ao mundo de uma maneira objetiva.

Ultimamente os cultos religiosos e os atos de atrocidade foram os assuntos da notícia. Quando eu escuto estas historias, não é que quero encontrar algum tipo de resposta, mas fazem-me querer visualizar o que está acontecendo. Só quero vê-lo em meu mundo a minha própria maneira. No processo a ideia torna-se mais desobstruída e lustrada. Eu acredito que já eu tenho dito isto em uma entrevista precedente, mas quando eu observei a fora de Tsuchizoku e de Futsuzoku, este influenciou a Berserk, vendo os incidentes nas noticias. E, um pouco depois, eu escrevi sobre as psicologias das massas em Berserk. Eu acredito que este incidente me fez querer escrever sobre o modo que poderia entende-lo por mim mesmo.

No começo, até o volume cinco, todavia estava escrevendo sobre o material da escrita em que tinha refletido quando estava na universidade. Minha vida real foi refletida assim muito nas historias no começo. E, após um momento, eu comecei a ver a imagem completa.

Eu compreendo. Isso tem algo ver com a segunda pergunta. Eu gostaria de saber se algo influenciou Berserk.

É um novel, mas um novel chamado Guin Saga escrito por Kaoru Kurimoto, foi esse que mais me influenciou. Guin Saga é uma série de fantasia, e tem tentado estabelecer um registro no Guinness Book como o trabalho mais longo da escrita da fantasia por um único autor. Determinou que teria 100 volumes do começo. Mas já está em torno dos oitenta e algo, assim chegará  facilmente ao 100. Eu comecei a lê-lo quando estava na escola e ainda eu estou lendo um volume novo cada mês. Assim poderia dizer que Guin Saga é o novel mais significativo. E também influenciou-me um outros materiais como filmes e desenhos. 

Eu entendo. Eu gostaria de conversar pouco mais sobre o conceito. A linha provisória em Berserk parece ser situada em algum lugar do tempo medieval. Contem tudo para possuir uma atmosfera medieval, como se estivesse acontecendo em algum lugar na Europa. Há algum evento histórico real em que Berserk foi baseado? 

Não, não., realmente não não usei nenhum evento histórico específico, mas sim eu usei contos de fadas ou filmes de fantasia. Eu tenho trabalhado na idéia de meu próprio mundo de fantasia desde que estava na escola e na universidade. Como mencionei, eu tenho idéias de Guin Saga, e de filmes como Excalibur ou Conan o bárbaro. O conceito de fantasia sombria apareceu destes filmes. Eu não penso de que me inspirei por eventos históricos concretos. Simplesmente eu usei-os como dados. Eu pensei sobre a escrita de uma historia baseado em Drácula. Eu estou falando sobre Vlad Tepes, o Drácula real. Quis usar os registros históricos reais. E uma historia famosa de Sherlock Holmes existe também. Historia onde Conan Doyle foi iludido pela farça dos contos de Cottingley 

Eu sinto muito, não conheço muito disso.

Eu não escrevi a mesma coisa exatamente, mas uma historia similar. Havia uma historia com um conto de fadas nela Eu não posso recordar exatamente sobre que volume, mas eu penso de que estava no 15 ou no 16. 

Eu gostaria de fazer-te uma pergunta técnica agora. Seus desenhos são muito bem detalhados. De cada canto a cada canto, são desenhados com profundidade. Você usa algo como a referência quando você desenha? 

Eu tenho uma enorme pilha de imagens de que uso como referência. Eu uso uma coleção de fotografias de países diferentes mas na verdade é mais fácil encontrar imagens de armaduras ou das paisagens no Japão. De modo que sempre que eu necessito de algumas fotografias eu mesmo vou procurar ou peço para alguém pegar. Assim a coleção é realmente grande agora.

Eu entendo.

As imagens são as melhores referências para o mangaká. Tudo tem haver de como as coisas são vistas. Se você realmente estiver falando em matérias técnicos, você notará que algumas armaduras não devem ser usados em torno desse tempo. Mas na verdade eu não vou assim tão distante.

Eu compreendo.

Eu simplesmente gosto das coisas tenham o melhor aspecto possível. 

Eu entendo. E agora eu gostaria de te perguntar sobre o personagem principal, Guts. Tem bastante personalidade, é um personagem profundo. Há alguém em particular que você usou como o modelo para Guts? 

Bom, os amigos de Guts no Bando do Falcão são de fato  baseados em meus amigos da universidade. Mas não tem ninguém particular que influenciaram Guts e Griffith.

Nem mesmo uma figura histórica?

Bom, é engraçado que você tenha mencionado, mas eu li algo nesse cavaleiro que ajudou em uma revolta dos fazendeiros na Alemanha, cujo o nome era Goetz. Teve um braço artificial de ferro. Quando eu encontrei sobre isso, eu pensei que era uma coincidência estranha. Não se disparou em setas por ele. Era especialmente estranho, porque eu ja tinha começado Berserk já. Mas eu realmente não estava pensando em ninguém quando criei Guts. Mas se você estiver falando apenas sobre sua aparência e não sobre sua personalidade, então eu acho que Rutger Hauer era o modelo. Eu vi-o interpretar um mercenario no filme medieval, Flesh & Blood e realmente gostei dele nesse filme.
Ele também interpretou o protagonista em Salut of the Jugger. Era um filme de ficção cientifica, mas eu penso de que o caráter que interpretou era similar a Guts. E o personagem principal de Highlander  meio que me lembra Guts. Eu acredito que coletei muito desses tipos de heróis que admirava quando estava na universidade. Mas se é a personalidade de Guts ou de sua opinião Eu suponho que saiu de mim mesmo. E as vezes uso meu melhores amigos como exemplos. Assim a personalidade de Guts não é de uma única pessoa, mas é mais abstrato. Suas ações e o estado de sua mente dependem da situação. De modo que Guts não tenha um modelo específico. 

Eu entendo. Nos EUA, a Media Blasters está introduzindo o anime de Berserk ao público.Você teve algum pedido quando Berserk transformou-se uma série de anime pela primeira vez? Que conselho você deu ao estúdio de produção?

Berserk é meu primeiro mangá e anime. Assim fiquei muito animado, e queria fazer algo bom. Eu poderia simplesmente ter deixado ao pessoal do estudo fazer seu trabalho, mas eu dei alguns conselhos nos esboços dos projetos dos personagens. Mas minha preocupação principal era os roteiros. Me mandaram os roteiros e eu revisei e fiz mudanças. Eu verifiquei todo o roteiro, e fiz uma pilha das mudanças e dos pedidos em tudo. Eu suponho que os escritores me odiaram.

Mas isso é natural, isso mostra o quanto você se preocupa com seu trabalho.

Sim, eu acho que é sobre isso.

Gostaria de perguntar sobre coisas pessoais agora. Nós falamos em Guin Saga de Kaoru Kurimoto antes. E minha pergunta seguinte é: Há algum desenhista, diretor ou filme que lhe influenciou?

Bom, é um desenhista japonês Sr. Go Nagai, eu acredito que é muito famoso nos EUA. Era uma influência grande para mim. Eu adoro seu estilo dinâmico. E eu tenho um par de diretores do cinema americano que são meus favoritos. Eu gosto dos filmes de Tim Burton e San Raimi. Esta é uma outra historia estranha. De volta quando ainda estava na universidade, o dia que eu terminei o primeiro episodio de Berserk estreio nos cinemas Evil Dead 2 (de Sam Raimi). Assim após eviar pelos correios para o meu editor, eu fui ver. Era assim similar Berserk, e aquilo me surpreendeu mesmo. No  Evil Dead 3, a que costumo chamar de “Capitão supermercado o personagem principal tem seu braço cortado e usa uma motosserra em seu lugar e uma espingarda em suas costas. Eu era como O que é? Pois Guts tem uma arma em seu braço e uma espada enorme em suas costas e era muito igual ao Ash. Lembro-me de ficar preocupado de ser processado. Eu já tinha terminado meu primeiro desenho, mas sempre estava nervoso. Eu sou um grande fã dos filmes de Sam Raimi, gosto de Dark Man também. Tornou-se realmente famoso após o Spider-man, mas ainda eu gosto de seus filmes. E eu gosto de Tim Burton, porque seus filmes são sempre originais. É quase estranho que uma pessoa pode ao mesmo tempo ser assim original e famosa. Mas aquela é razão porque eu adore seus filmes. James Cameron perdeu seu toque especial após tornar-se famoso. Bom, eu não sei se pensar de se mesma gostar de um diretor fora da coisa comum. Mas quando eu vi o Terminator, como fã de ficção cientifica, foi movido realmente de que era um destes gênios originais como Tim Burton, mas na acabou não sendo assim. E, naturalmente, de Star Wars é o meu filme favorito de todos os tempos. O assisti quando era pequeno, assim fiquei muito chocado, e eu me transformei um grande fã de Star Wars desde então. Mas o Episode 1  foi muito fraco. O roteiro necessitava mais de trabalho.

E uma outra pergunta Muitas pessoas sabem, você começou a escrever Berserk quando você estava na universidade e finalmente foi animado e as pessoas podem ver o mundo que você criou. Você mencionou antes, mas diga-nos como foi a ocasião que teve a chance para publicar Berserk.

Eu tentei publicar Berserk na Hakusensha.

E foi publicado?

Sim, no Japão, um mangaká escreve geralmente uma historia de ao redor de 25 páginas e a mostra a algum editor. E se lhe escolherem, você terá uma série na revista. E, felizmente, eu fui escolhido. O editor gostou de Berserk, assim que eu podia fazer uma série. Habitualmente, estas primeiras idéias parecem sempre ter algo especial.

Eu compreendo. E é a última pergunta. Berserk é um sucesso grande nos EUA.

Muito Obrigado!

Os fãs de berserk no exterior estão muito satisfeitos. Se você tiver alguma mensagem para fãs nos EUA

A verdade é que eu tenho uma pergunta. Que pensam os ocidentais deste mundo fantástico criado por um oriental? Muitos de nós orientais nós sentimos que os mundos fantásticos criados em Hollywood seguidos pelos ocidentais são uns mundos mais genuínos da fantasia. E eu penso que Berserk é influenciado fortemente pela cultura ocidental. Assim eu sinto a curiosidade para saber que as pessoas pensam sobre Berserk. Esta é minha pergunta aos fãs dos EUA. Eu espero que gostem.

Eu certificarei de dizer aos fãs de berserk nos EUA.

Obrigado.

====================================================================================================

 Entrevista de 2009

SkullKnight.net: Para os leitores, Guts cresceu muito como personagem nos últimos anos, mas quanto tempo passou no mundo de Berserk desde o fim da Era de Ouro no Volume 14? [Nessa época, o Manga estava no meio da batalha Griffith vs Ganishka]

Kentaro Miura: Eu diria uns 3 ou 4 anos, apesar de ainda não ter decidido claramente.

SK: Sobre o kanji Taka, você pretendia que isso fosse Falcão ou Gavião? Ocorreu alguma mudança intencional no uso da palavra, por exemplo, depois da reincarnação de Griffith, ou foi sempre falcon para você?

KM: Falcão ou Gavião correspondem ao mesmo Kanji [鷹] em Japonês. Em alguns dicionários, Falcão é traduzido com [隼(はやぶさ)] mas não tem quase nenhuma diferença. Eu usei Falcon do grande nome da nave Millennium Falcon de Star Wars.

 

SK: Um pouco antes do lançamente do arco Millennium Falcon, você citou que só agora estava no verdadeiro começo da história. Isso procede? Nesse caso, o quão longe estamos na história atualmente?

KM: Eu acho que estamos em torno de 60 ou 70%. No entano, nem mesmo eu sei de nada com certeza em relação ao futuro.

 

SK: Já fazem anos desde que o último art book foi lançado. Pode ser que já tenha conteúdo o suficiente para mais 2 ou 3 art books. Você planeja lançar mais algum baseado nos seus rascunhos e pinturas?

KM: Não.

SK: Você falou de projetos pós-Berserk no passado. Você ainda espera fazê-los, ou você vai desfrutar de sua aposentadoria depois de ter gasto tanto tempo trabalhando em Berserk?

KM: Eu não me lembro de quando eu falei sobre meus planos futuros, mas não há dúvida de que eu irei trabalhar em algo depois que terminar Berserk.

 

SK: Você sente uma sensação de realização com o que você conquistou através dos anos? Valeu a pena os sacrifícios que foram requiridos?

KM: Sim, eu sinto uma sensação de realização, já que meu trabalho está sendo apreciado cada vez mais pela sociedade. Aliás, eu nem consigo me imaginar vivendo outra vida.

 

SK: Você poderia descrever um dia comum em seu estúdio? Quantas horas por dia você trabalha?

KM: Eu começo a atrabalhar às 14:00 e paro as 7:00 da manhã (!!!). Obviamente, o tempo que gasto comendo está incluso. Eu trabalho de 15 à 16 horas todo dia, sem folgas.

 

SK: Você pode nos dar mais alguns detalhes sobre o porque do capítulo 83 ter sido deixado de fora do volume [13]? Você considera esse episódio como parte da história? Nós podemos esperar ver o Iadea of Evil novamente antes do fim da série?

KM: É porque eu queria que o mundo de Berserk fosse revelado apenas até certo ponto. A aparição de deus no manga determina conclusivamente o seu alcance. Eu percebi que isso iria limitar a liberdade do desenvolvimento da história. Nem mesmo eu sei se o Idea of Evil irá aparecer novamente no mangá ou não.

=====================================================================================================
Agradecimentos: Walter pela tradução da entrevista de 2009!

Deixe um comentário