ベルセルク 黄金時代篇Ⅰ 覇王の卵 – SOUNDTRACK (OST)

Hoje iremos falar um pouco à respeito da trilha sonora do longa-metragem, o filme em si possui três grandes composições.

Susumu Hirasawa interpreta a canção-tema do longa (“ARIA“), A cantora “AI“, a canção de encerramento (“ウツクシキモノ“, o equivalente à Beautiful Things em inglês) e por fim, temos Shirō Sagisu, responsável pela soundtrack em si, ou seja pela trilha sonora propriamente dita e é nesta OST que iremos nos aprofundar.

Shiro Sagisu

Shirō Sagisu nasceu em 1957 e trabalha como produtor musical e compositor desde 1970, realizando um extenso trabalho artístico ao longo de sua carreira, sendo comumente conhecido por sua maestria com orquestrador.

Seu trabalho artístico é reconhecido não somente no Japão, sendo que, trabalha e tem ligações importantes com grandes estúdios de Tóquio, Paris e Londres.

Compôs trilhas musicais para muitos animes, dentre eles destacam-se, a parceria com o STUDIO GAINAX e seu trabalho musical envolvendo séries com “EVANGELION”  e “BLEACH“.

Evangelion
Nadia
Bleach

Já a trilha sonora, do primeiro filme da trilogia da Era Dourada, foi composta em Orquestra Sinfônica em Londres para depois receber a mixagem no Japão.

TRACKLIST:

1. The Wrath Of God (part II)
2. Et Voici Guts!
3. Griffith’s Dream
4. Des Cambrioleurs!?
5. Semper Invicta
6. Des Liens Solides
7. New Horizons
8. Obscurite des Victimes
9. La Bete Immense (part I)
10. Voix du Diable
11. La Bete Immense (part II)
12. The Sound of Tortured Souls
13. Pour L’Eternite (part II)
14. L’Amour Impitoyable
15. Jeux de Nobles
16. L’Amour Impitoyable (piano solo)
17. Blood and Guts
18. Avant la Tempete
19. Blood and Guts (closing credits)
20. Pour L’Eternite (part I) (Bonus Track)

==============================

01.The Wrath Of God (part II)
02.Here comes Guts!
03.Griffith’s Dream
04.Burglars!?
05.Ever Invincible
06.Strong bonds
07.New Horizons
08.The Darkness of the Victims
09.The Huge Beast (part I)
10.Voice of the Devil
11.The Huge Beast (part II)
12.The Sound of Tortured Souls
13.For Eternity (part II)
14.Merciless love
15.Nobles’ games
16.Merciless love (piano solo)
17.Blood and Guts
18.Before the storm
19.Blood and Guts (closing credits)
20.For Eternity (part I)

=============================

O grande destaque e diferencial da obra vai para as referências em francês e latim nos títulos da maioria das trilhas. (A tradução livre para o inglês do título das faixas, pode ser visto logo acima). 

Há um grande diferencial para quem busca comparar a atual trilha com a composta por Susumu, no antigo anime, entretanto, em minha opinião, ambas as composições se equivalem no quesito qualidade, ambas possuem as singularidades de cada compositor e expressam com maestria a mitologia de Berserk, cada um  à sua maneira, obviamente.

Se é possível arriscar um palpite, devo dizer que compor algo que realmente exprima o universo de berserk não é uma tarefa fácil e que ambas as versões, tanto a de Susumu quanto a de Shiro, contemplam esse mérito, cada um a sua maneira, é claro. Porém, o alto padrão e a sensibilidade das faixas podem ser sentidas por ouvidos mais sensíveis e críticos. 

Por enquanto, não a pronunciamento oficial quanto a composição musical dos outros filmes, bem como não sabemos se essa configuração (Susumu, AI e Shiro) persistirá até o final da trilogia ou após o término da “Era Dourada”dando continuidade ao BERSERK SAGA PROJECT.

O SOUNDTRACK pode ser adquirido AQUI, AQUI ou AQUIbem como as trilhas sonoras de encerramento e abertura. (Os sites de compra são apenas sugestões e fica a caráter do usuário aderi-los ou utilizar outros sites de sua confiança para a compra do item em questão, o “The Band of the Hawk” não se responsabiliza pelo processo de compra, seja ele bem sucedido ou não).

E para quem quer obter a trilha sonora, mas não dispõem de dinheiro ou meios para obtê-lo, o mesmo pode ser encontrado logo abaixo. (Agradeçimentos ao membro “Sandro *Lee* silva” da comunidade “Berserk”).


Susumu Hirasawa – “Aria”:

7 Comments

Deixe um comentário